Pentatlo Moderno e Esportes em geral



domingo, 6 de fevereiro de 2011

Seleção Brasileira na I Etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno

Em fevereiro é dada a largada nas etapas de Copa do mundo de Pentatlo Moderno, atletas de todo o mundo buscam pontos no raking mundial neste ano que é decisivo para classificação Londres 2012.
Justamente por ser ano pré-Olímpico a tendência é que as etapas de Copa do mundo se tornem ainda mais acirradas e competitivas, pois valem preciosos pontos para o raking mundial e que podem fazer a diferença na hora da classificação Olímpica.
O Brasil envia uma de suas maiores delegações para uma etapa de Copa do mundo, a primeira que será realizada nos Estados Unidos depois de um longo período sem sediar competições internacionais. Serão ao todo 8 atletas na delegação nacional.

Vamos descrevendo um a um:

Mariana Laporte: Uma das mais jovens da delegação juntamente com Willian. É uma grata revelação do Pentatlo Moderno nacional, apesar do seu pouco tempo no esporte já demostra bastante seriedade nos treinamentos e se mantém em constante evolução.
Apesar da distância, ainda se mantém na briga por uma vaga na seleção nacional que vai representar o Brasil nos Jogos Panamericanos de Guadalajara 2011. Se adaptou muito bem ao esporte, tem uma esgrima e tiro bastante regular. Uma das suas dificuldades no momento é a corrida, mas ela vem trabalhando para equilibrar os esportes e em breve vamos ver uma Mariana bem mais completa.


Daniel Santos ao centro: É o mais experiente da delegação nacional, tem no Currículo uma participação Olímpica( Atenas 2004) e dois jogos Panamericanos ( Santo Domingo 2003 e Rio 2007), sem falar nos vários Panamericanos, Sul-americanos, mundiais civis e militares.
O seu ponto forte no Pentatlo Moderno é a esgrima, é realmente seu grande diferencial para os atletas da américa do sul. Chegou a abandonar o esporte após o Pan2007 numa época em que estava em plena forma física. Retornou as atividades final de 2009 e com paciência e determinação e se utilizando de sua vasta experiência hoje esta entre os primeiros do raking nacional novamente.

Yane Marques: A principal atleta da equipe, atual campeã dos Jogos Panamericanos (RIO2007) e também no Panamericano de Pentatlo Moderno 2010, sétima do raking mundial, tem no currículo uma participação Olímpica (Pequim 2008).
A esgrima que já foi um dos seus pontos fracos a nível mundial hoje é um dos seus principais trunfos juntamente com a natação que é seu esporte de origem. Hoje ela é uma das atletas mais completas da equipe, não tendo nenhum esporte com grandes desvios de rendimento. A corrida ja foi uma pedra no sapato, mas hoje ela ja superou esta fase e sua corrida hoje é bastante competitiva.


Larissa Lellys: Tem uma participação em Jogos Panamericanos no Currículo(RIO2007), é uma atleta já bastante experiente. Busca pontos valiosos no Raking mundial e ainda esta concorrendo de forma direta com sua companheira de treinos pela segunda vaga nos Jogos Panamericanos de 2011.


Luiz Magno: Apesar do nível de rendimento no Pentatlo Moderno ter crescido bastante no último ano, Magno podemos dizer que não é dos mais experiêntes no esporte.
Hoje sua natação é a mais forte a nível nacional, melhorou bastante seus fundamentos em todas as modalidades do Pentatlo Moderno. Hoje ele tem um rendimento de atleta experiente e esta brigando de igual para igual com seus companheiros de equipe para uma das vagas nos jogos de 2011.

Priscila Oliveira: Iniciou no Pentatlo Moderno em junho de 2005, no início sofreu bastante para se adaptar a corrida e ao hipismo. Acostumada com o ritmo de treinos apenas na natação.
Hoje ela se encontra em plena evolução no esporte, tem mostrado personalidade no hipismo, melhorou sua corrida e na esgrima tem mantido uma boa média evoluindo sempre. Este ano ela pode alcançar a sua principal conquista na carreira que é uma classificação Panamericana. O sua prova mais forte hoje é o tiro.

Danilo Fagundes: Assim como o Luiz Magno também não é dos mais experientes da equipe, mas como a sua convocação para a seleção nacional demostra, ele tem resultados de gente grande no esporte. Começou no projeto Penta-Jovem em Deodoro, tem o Triathlon como seu esporte de origem. Seu carro chefe no Pentatlo Moderno é a corrida, é um atleta bastante regular.



Willian Muinhos: É tido como uma das principais revelações do Pentatlo Moderno nacional, foi descoberto no projeto Penta-Jovem em Deodoro. Com apenas dois anos de Pentatlo Moderno já tem uma participação Olímpica nas Olímpiadas da Juventude Cingapura 2010. Esta em plena evolução no esporte, tem uma excelente prova de tiro, uma esgrima crescente e regular. Continuando neste ritmo será um dos destaques do Pentatlo nacional nos proximos anos.

Agora resta continuar na torcida e continuar o trabalho forte para o crescimento do Pentatlo Moderno nacional.
A primeira etapa da Copa do mundo de Pentatlo Moderno será realizada em Palm Springs no estado da California.
Michael Cunningham
Pentatlo Moderno