Pentatlo Moderno e Esportes em geral



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Trabalho de base em Recife - Escolinhas

Hoje vamos falar um pouco sobre o trabalho realizado para o fomento do Pentatlo Moderno em seu primeiro nível no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno em Recife.
O primeiro degrau é a criança ter a oportunidade de acesso ao esporte. Através das escolinhas este acesso é facilitado pois não requer que a criança já tenha qualidades físicas em níveis desejáveis para se tornar um grande atleta. Na escolinha o foco é a abordagem do Pentatlo Moderno de uma forma lúdica ´´ brincar de Pentatlo Moderno´´.
Nesta fase a criança aprende técnicas basicas de manuseio dos equipamentos, regras, história do esporte, esporte nos dias de hoje. Aos poucos também são inseridos jogos e brincadeiras com o objetivo de inserção de gesto técnico de forma lúdica e gradativa, sem cobranças por realização perfeita.

Demostrar aos jovens o prazer pela corrida é um desafio grande em dias que a grande diversão são os computadores. Retirar aos poucos o esteriótipo que algumas crianças tem sobre a corrida.
Jogar esgrima, atirar, nadar, montar cavalo são atividades, digamos aceitáveis para todas, mas o correr por correr; que é a idéia que muitas delas tem, muitas vezes não é tão aceito, devido a esta dificuldade em alguns níveis o profissional que trabalha nesta área deve encontrar formas atrativas para inserir este esporte.
Em nosso CT temos encontrado formas até então bem sucedidas desta inserção da corrida. Hoje temos alunos que chegam a dizer ´´poxa tio! hoje não tem corrida não é?´´ particularmente me sinto feliz por dentro em ouvir esta frase e de alguns que no início não gostavam de correr, só queriam atirar, atirar e atirar.

Criar alternativas criativas, não sobrecarregar com informações demais, trazer um desafio em cada aula é o grande diferencial no trabalho com escolinhas.
Oferecendo esta oportunidade de contato com as várias modalidades do Pentatlo acabamos descobrindo talentos para o tiro, esgrima, natação... Muitas vezes estes talentos ficam escondidos pela sombra da falta de oportunidade.

Neste primeiro nível muitos que se adaptaram ao esporte continuam no Pentatlo Moderno e passam para o proximo nível que é a equipe de base, outros querem fazer só esgrima ou tiro, mas ao final sempre vamos atingir um de nossos objetivos que é difundir o Pentatlo Moderno, informar as pessoas sobre nosso esporte.
Michael Cunningham - Pentatlo Moderno